Cabo Delgado: “Não ficamos calados”, diz o bispo de Pemba

  • Home
  • -
  • Notícias
  • -
  • Cabo Delgado: “Não ficamos calados”, diz o bispo de Pemba
Cabo Delgado: “Não ficamos calados”, diz o bispo de Pemba
Fonte: VATICANO

“Nós, como Igreja, não ficamos calados. Não podemos ser coniventes com o que está a acontecer aqui em Cabo Delgado. Neste ano, cerca de 12 cristãos foram decapitados. Esta é uma terra de mártires”, revela D. António Juliasse.

Rui Saraiva – Portugal Passaram nove anos desde o início dos ataques terroristas em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, mas a insegurança continua.

Foi a 5 de outubro de 2017 que se registaram os primeiros incidentes naquela região e a lista dos mortos e deslocados vai aumentando.

As estimativas mais recentes apontam para mais de 6600 vítimas mortais e mais de 1 milhão de pessoas deslocadas.

Numa entrevista conjunta aos jornalistas Henrique Cunha da Renascença e Octávio Carmo da Agência Ecclesia, D.

António Juliasse, bispo de Pemba, faz um ponto da situação.

P: Têm surgido novas vagas de violência.

Julga que não há um fim à vista para esta realidade?

R: Não vejo, ainda, um horizonte para o fim disto em pouco tempo.

Espero que apareça.

Estamos a rezar para que apareça.

Não temos qualquer informação, e aquilo que está a acontecer aqui no terreno não nos oferece dados objetivos de que isto esteja a chegar ao fim.

P: Olhando para o terreno, quais são as necessidades mais urgentes?

Percebe que há sinais de fome ou de agravamento da subnutrição?

R: Há focos de subnutrição, sobretudo entre as crianças, em várias aldeias e também nos campos de reassentamento.

Nós, como Igreja, estamos a tentar ajudar nos lugares onde estamos, mas há vários problemas, e são complexos.

Estivemos há pouco tempo, com os bispos da IMBISA, a Reunião Inter-Regional dos Bispos da África Austral, a visitar um campo de reassentamento e encontrámos uma família de um senhor com dez filhos.

A mulher morreu e ele ficou com as crianças.

Diz que não tem como alimentá-las nem como lhes dar a possibilidade de irem à escola, porque não tem trabalho nem campo para cultivar.

Não consegue mobilizar nada estando em terra alheia e, como neste caso, o mesmo acontece com muitas outras famílias.

P: É sobretudo à Igreja que as populações mais recorrem.

Pergunto-lhe se há zonas de Cabo Delgado às quais a Igreja e as próprias organizações humanitárias já não conseguem chegar.

R: Muitas organizações humanitárias estão impedidas de ir a zonas onde o risco de segurança é considerado muito elevado, sobretudo nestes últimos dias.

Muitas estão confinadas às grandes vilas e à cidade de Pemba por causa dos raptos.

Houve, pela primeira vez no ano passado, o sequestro de algumas pessoas de organizações não-governamentais e, por causa desse histórico, existe essa interdição.

Nestes últimos tempos há muitos raptos para obtenção de resgate e são exigidos valores muito elevados.

Por isso, várias organizações não-governamentais já não têm atividades nesses lugares.

P: Sabemos que, de facto, a situação tende a complicar-se.

A Conferência Episcopal de Moçambique publicou, em maio, uma nota manifestando solidariedade com a Diocese de Pemba e recordando que o Governo deve garantir dignidade e segurança.

Essa nota surgiu na sequência de um ataque terrorista que reduziu a escombros a missão de São Luís de Monforte.

Pergunto se os responsáveis da Igreja Católica sentem que são escutados pelo Governo.

R: A Igreja Católica tem emitido alertas desde o início deste conflito, já no tempo de D.

Luís Lisboa, e isso continuou até agora, fazendo ouvir a sua voz de tempos a tempos.

Até que ponto é escutada, é muito difícil avaliar.

Mas a Igreja vai continuar, e tem de continuar, a fazer presente a sua voz profética diante desta situação.

Temos agradecido bastante porque há uma proximidade muito grande da Igreja local de Moçambique com a situação de Cabo Delgado.

De tempos a tempos há visitas e encorajamento ao bispo da Diocese de Pemba.

Também temos tido uma presença de muita proximidade da Igreja universal, através do Vaticano, do Papa e dos enviados do Papa.

P: Tem dito que a diminuição da atenção mediática não significa uma diminuição do problema.

O que está a acontecer hoje em Cabo Delgado que o mundo não está a ver?

R: O país vive um dilema.

Precisa de investimentos para fazer face às dificuldades económicas, e falar muito de terrorismo seria fechar as portas ao investimento nas províncias onde não há terrorismo.

Mas, ao mesmo tempo, há aqui um problema muito sério.

As pessoas estão a morrer, e ficar calado diante desta situação é ser conivente com as mortes que estão a acontecer e com este sofrimento.

É um dilema que deve ser tratado com muita ponderação.

Nós, como Igreja, não ficamos calados.

Não podemos ser coniventes com o que está a acontecer aqui em Cabo Delgado.

Neste ano, cerca de 12 cristãos foram decapitados.

Esta é uma terra de mártires.

Tivemos a igreja de São Luís de Monforte destruída.

Mas também tem havido muitas crianças raptadas e muitas pessoas raptadas para obtenção de resgate, pelas quais são pagas somas avultadas.

Está aqui a acontecer uma situação de que é muito difícil não falar.

P: Perante tudo aquilo que nos relata, receia que esta guerra venha a cair no esquecimento?

R: Sim.

Parece que as pessoas querem novidades.

Esta guerra já não é novidade.

Já não se fala dela.

Foi assim quando começou a guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

Quando era novidade, toda a gente falava dela.

Agora já está a diminuir a intensidade da informação sobre o que se passa naquela região.

Mas a guerra continua aqui.

Devemos interrogar-nos sobre a necessidade de um esforço de mobilização da informação, para que as pessoas percebam que a violência continua.

É uma violência muito forte.

Se não houver essa mobilização, pode facilmente cair no esquecimento.

P: Gostaríamos de falar um pouco sobre a investigação ao assassinato de D.

Osório Citora Afonso, bispo de Quelimane.

A Conferência Episcopal de Moçambique já exigiu explicações às autoridades.

O próprio Papa Leão XIV também se pronunciou nesse sentido.

Pergunto-lhe se houve alguma evolução concreta nos últimos tempos, desde a Assembleia Extraordinária da Conferência Episcopal, e se o crime alterou a sensação de segurança dos sacerdotes, dos bispos e das comunidades católicas.

R: Sem dúvida.

Na nossa última plenária tivemos de responder à questão da segurança dos bispos em todo o país.

Altera, e de que forma.

A morte de D.

Osório por assassinato é um acontecimento a que nunca tínhamos assistido neste país.

Como as razões não estão explicadas e a causa do crime não está esclarecida, isso preocupa-nos cada vez mais.

Não sabemos de onde vem este mal, se vai afetar mais bispos ou se foi apenas um caso isolado.

Isso preocupa-nos bastante, assim como a falta de esclarecimento.

Temos dito sempre que a verdade deve ser encontrada.

O povo, todo o povo moçambicano, e nós, cristãos, precisamos de ser esclarecidos sobre as circunstâncias da morte de D.

Osório.

Laudetur Iesus Christus [ Audio Embed Oiça qui a reportagem e partilhe]

Ajude a manter o site no ar

Uma pequena doação de R$ 1,00 garante que esse conteúdo continue disponível

PayPal

Deseja acompanhar a Liturgia diária?

Receba o conteúdo sempre atualizado e disponível offline.

Siga-nos

Acervo Católico

© 2024 - 2026 Acervo Católico. Todos os direitos reservados.