A etapa do Papa na cidade peruana nos Andes, a 3.400 metros acima do nível do mar, será rápida, mas intensa, como parte da sua viagem pela América Latina. O Pe. Walter Corsini, vigário-geral dos Missionários Servos dos Pobres: "a Igreja se preparou muito. Nos Andes, uma grande espiritualidade é atacada por um turismo muitas vezes invasivo. Parti há 30 anos como voluntário com muitos preconceitos, mas encontrei um ritmo lento e humano que vale a pena redescobrir".
Antonella Palermo - Vatican News Onde o ar se torna rarefeito, os horizontes se abrem e a alma se expande.
É isso que o Papa demonstra, confirmando a viagem apostólica à América Latina de 6 a 17 de novembro, sem abrir mão de altitudes superiores a 3 mil metros.
Entre as etapas mais aguardadas está a agendada para domingo, dia 15, em Cusco, na Cordilheira dos Andes peruanos.
Uma parada rápida, porém intensamente desejada e igualmente ansiosa, preparada pela população local: durante 3 horas, Leão se encontrará com os fiéis e representantes da piedade popular e, em seguida, rezará o Angelus.
Passando por Roma, o Padre Walter Corsini, vigário geral dos Missionários Servos dos Pobres, relembra o nascimento da sua vocação há 30 anos, durante o que foi verdadeiramente a "viagem de uma vida" para muitos na época.
Sacerdote originário de Bergamo, na Itália, ele compartilha a extraordinária riqueza de uma civilização milenar, a luta de cada trecho da jornada e a beleza de uma natureza que exige respeito e contemplação. Padre Corsini, qual é a história da sua ordem religiosa?
Nossa ordem tem suas raízes em um padre agostiniano, Giovanni Salerno, de origem siciliana, que faleceu há três anos e partiu para o Peru em 1968.
A aventura dessa nova família missionária começou em meados da década de 1980, com um compromisso particular com a evangelização e a educação entre os pobres, inicialmente nos Andes.
Com o tempo, expandimos nosso serviço para o sul do Peru, México e Cuba.
É uma família formada por diversos grupos: padres, irmãos consagrados, contemplativos, religiosas e famílias missionárias.
Cada um de nós, inspirado pelo Concílio Vaticano II, leva a luz de Cristo às diversas formas de pobreza, iluminando-as e descobrindo a nossa própria pobreza, caminhando sinodalmente para que possamos nos ajudar mutuamente.
Quais são as pobrezas vivenciadas em Cusco?
Com a globalização, a pobreza é mais ou menos a mesma em todo o mundo, mas é verdade que a pobreza, como sempre digo, é como cerejas: uma leva à outra.
Existe, portanto, uma pobreza material básica que também implica uma pobreza de meios, uma pobreza intelectual e de educação, que em muitas famílias também leva a uma pobreza de relações sociais, uma pobreza moral.
Assim, trata-se verdadeiramente de iluminar a pobreza espiritual básica com a luz de Cristo para que cada pessoa, em sua dignidade como filhos de Deus, possa encontrar as ferramentas e os meios para, antes de tudo, ter a autoestima e o otimismo necessários para seguir em frente.
Oferecemos escolaridade, formação profissional e a oportunidade para que as diversas comunidades trilhem seu próprio caminho, partindo da maravilhosa cordilheira, que ostenta uma riqueza cultural com raízes que antecedem a civilização Inca.
Como essa imensa e extraordinária tradição se insere na tradição cristã?
Creio que este seja um daqueles cantos do mundo onde talvez o conceito de inculturação tenha sido bem realizado, no sentido de que a Igreja aqui não é simplesmente uma só, não é uma cópia da Igreja espanhola, mas possui características próprias.
A realidade do Evangelho chegou a uma cultura intensa e religiosamente vibrante, e assim há um ar de espiritualidade difundida, que até mesmo muitos turistas em busca de "turismo místico" estão redescobrindo hoje.
Essa riqueza obviamente precisa ser purificada e canalizada, mas encontra uma expressão verdadeiramente maravilhosa na piedade popular, por exemplo, naquela paixão especial pelas figuras da Virgem Maria ou de Cristo sofredor.
Algo que sempre despertou minha curiosidade é como o sofrimento suportado por essas pessoas por vários motivos é de alguma forma redescoberto na figura de Cristo sofredor, visto como um companheiro de viagem, alguém que também pode dar um novo significado.
De ressurreição...
Sim, de ressurreição.
A Cordilheira dos Andes é um lugar onde as inúmeras riquezas subterrâneas (minas de ouro, prata, cobre, etc.) muitas vezes deram origem a formas de exploração.
Felizmente, a Igreja tem feito muito, frequentemente liderando a defesa da dignidade do trabalho e buscando uma reorganização social para melhor utilizar as riquezas que a divina providência concedeu a esta terra.
Como o turismo impacta a qualidade de vida dos povos autóctones?
Infelizmente, trata-se de um tipo de turismo invasivo que muitas vezes revela aspectos negativos.
Na minha opinião, o ritmo da sociedade andina não é respeitado, e não sei se isso é bom ou ruim.
Lembro-me de 30 anos atrás, quando cheguei às aldeias da cordilheira, descobri um ritmo de vida muito mais humano, pois era muito mais lento.
Isso me fez saborear os momentos do dia.
Lembro-me, ao chegar da Europa, das minhas primeiras experiências em pequenas aldeias de altitude, no silêncio...
Talvez, pela primeira vez na vida, tenha sentido a plenitude da vida, de chegar ao fim do dia desfrutando plenamente dela.
Obviamente, o turismo trouxe muita riqueza e dinheiro, e levou a um progresso impressionante.
No entanto, repito, existe o risco de sermos sobrecarregados.
Por exemplo, nos Andes, fala-se em quechua, uma das línguas que antecederam os Incas.
As novas gerações estão começando a perdê-la um pouco, falando um quechua com sonoridade espanhola.
Ora, sabemos que por trás de uma língua reside uma visão de mundo, uma forma de interpretar a vida.
Quando a construção de uma frase é revolucionada, toda uma perspectiva de vida é revolucionada, é um pouco como perder os óculos...
Portanto, está sendo feito um esforço para tentar manter a língua, essa cola que une tantas aldeias.
Mas é claro que não podemos ser ingênuos, o mundo gira...
O senhor fala de uma visão de mundo...
Em Cusco, qual é a visão dos homens e mulheres sobre a natureza?
É uma visão de um ecossistema ainda intocado?
Eu diria que sempre tive uma perspectiva melancólica.
A música andina típica, por exemplo, que fez tanto sucesso na Europa por ter sido transformada em um ritmo "alegre" nesta parte do mundo, negligencia a melodia original, que é bastante melancólica, evidentemente produto desta realidade que, de certo modo, expande alguns horizontes e fecha outros.
Quando se vive em um vale, quando viajar é difícil, o universo acaba sendo o seu vale.
E qual seria o ponto de vista mais adequado para contemplar esta cordilheira?
Lembro-me de que, há 30 anos, ir a Cusco era para muitos "a grande jornada": pessoas preparadas de maneira especial para enfrentar altitudes significativas e encostas íngremes.
O ideal seria ter o mesmo olhar de Jesus, que jamais humilhou alguém.
Entrar nessas terras com delicadeza.
Nosso fundador sempre dizia: os pobres são terra sagrada e, portanto, devemos tirar os sapatos e entrar descalços.
Olhar sem dar a impressão de ser o salvador do mundo, porque isso não ajuda.
Eu mesmo parti convencido de que era o Bom Samaritano chegando aos Andes com experiência de trabalho com os pobres.
Mas descobri que eu era o pobre, eu era quem precisava desse encontro com outras formas de pobreza para compreender a minha própria.
O que o senhor espera desta visita, ainda que breve, do Papa em Cusco?
Na verdade, mais do que esperar algo, já vejo grandes frutos sendo produzidos pela Igreja em Cusco.
Uma jornada, ainda que rápida, empreendida com intensa preparação.
Os catecismos estão nos aproximando da Igreja, considerando que estamos falando de uma comunidade composta por uma grande porcentagem de católicos, muitos dos quais não apenas não praticantes, mas também frequentam regularmente o que chamamos de seitas protestantes.
Na sua opinião, quais são os motivos pelos quais eles estão ganhando espaço?
Creio que, entre muitos, a forte presença familiar, no sentido de que as pessoas se sentem amparadas.
Quando você vai à missa, compartilha seus problemas.
Há uma maior proximidade e até mesmo uma capacidade de enfatizar certas expressões de religiosidade, como a dança e o canto, e talvez menos a formação intelectual.
O encontro do Papa Leão XIII com representantes da piedade popular também servirá para reacender as raízes autênticas da fé católica?
Penso que sim, porque é também um esforço de todo o episcopado no Peru.
As irmandades têm um peso enorme e, por vezes, são também uma expressão de outras coisas, não apenas religiosas; assumem, por assim dizer, conotações pagãs.
Depois dos heróis missionários que passaram pela Cordilheira — a primeira evangelização do século XVI foi uma maravilha — e que deram à Igreja tantos santos, houve muitas vezes um foco, em parte devido à escassez de sacerdotes, na imagem do santo.
Portanto, existe um grande esforço para purificar os ritos desses elementos para que possam ser vivenciados como parte integrante da Igreja; não são meros meteoritos.
Há alguma história que tenha sido particularmente significativa para a sua missão?
Há um episódio que mudou a minha vida e que, creio, foi o anjo do Senhor a revelar-me a minha vocação.
Fui para o Peru como jovem voluntário e, na primeira vez que tive a oportunidade de ir à Cordilheira, uma senhora idosa muito pobre aproximou-se de mim.
Foi a primeira vez que me deparei com uma pessoa verdadeiramente pobre.
Senti-me completamente impotente, com todos os meus preconceitos e ideias preconcebidas ocidentais: "veja, este homem vem me pedir alguma coisa..." Estava pronto para lhe dizer: "não, não tenho nada", convencido de que ela estava pedindo comida.
Em vez disso, perguntou: "a que horas o senhor celebrará a missa para nós esta tarde?".
Esse foi um momento verdadeiramente impactante para mim, como um raio de luz.
Nunca mais vi aquela pessoa.
Foi uma frase que continuou a tocar meu coração até que percebi que os pobres são uma das línguas prediletas do Senhor.